A inspiração da Weefor vem da vontade de ver mudanças na realidade que nos cerca. E essa motivação deu vida à incorporadora, que tem como propósito criar um ambiente mais participativo, um modelo mais colaborativo e uma sociedade mais saudável.

Guiamos nossas ações pensando no coletivo, apostando em um modelo de negócio mais amplo e consciente para o desenvolvimento de nossos projetos.  Buscamos construir empreendimentos menos exclusivos e mais inclusivos, e estar em sinergia com o bairro e com a experiência das pessoas à nossa volta.

A incorporadora Weefor acredita que pessoas, bairro e empreendimento devem convergir e conviver em sintonia, formando dessa tríade um ecossistema de ideias, vivências e colaboração.

O Weefor Eco é um projeto que abre as portas do terreno do nosso futuro empreendimento à comunidade, trazendo ações e iniciativas benéficas para o entorno durante o período de aprovação do projeto.

Concretizando nossos ideais e somando forças, temos como parceira a Agroecologia em Movimento,

uma iniciativa para a promoção de um modo de vida em harmonia com a natureza. Liderada pelo núcleo curitibano do Instituto Ambiente em Movimento (IAM), esta ação de divulgação agroecológica é realizada por uma equipe multidisciplinar e através de ações educacionais, projetos de consultoria, produção de eventos e conteúdo visa concretizar a difusão deste estiIo de vida. 

A AEM promove:

– Produção agroecológica de alimentos; 

– Manejo sustentável dos recursos naturais; 

– Soberania e resgate da cultura alimentar ancestral; 

– Arquitetura natural e suas técnicas construtivas;

– Paisagismo produtivo;

– Celebrações da cultura e arte independente que fomentam a preservação da natureza e o respeito à diversidade.

CURSO AGROECOLOGIA VIVA, RESSIGNIFICANDO ESPAÇOS URBANOS

Em outubro iniciamos nossas ações com o curso Agroecologia Viva, Ressignificando Espaços Urbanos.

O curso tem como objetivo ensinar todas as técnicas necessárias para se construir uma horta biodiversa no ambiente urbano, livre de contaminantes químicos, respeitando os ciclos naturais e levando em consideração aspectos técnicos de manejo da produção agrícola eficiente.

O sistema agroecológico para hortas e paisagismo traz consigo o cultivo de uma ampla diversidade de plantas, que garantem produção contínua entre as estações do ano, produzem alimentos, flores, plantas medicinais, melhoram o microclima e ajudam a preservar e regenerar a fauna e a flora das cidades. 

Composto por seis módulos, o curso Agroecologia Viva será realizado no terreno do primeiro empreendimento da Weefor, e os participantes serão convidados a construir esta horta agroecológica em vasos, recipientes e estruturas móveis, que ao final serão transportados para novos espaços de ressignificação urbana.

 Confira a programação:

1 – COMO PLANEJAR UMA HORTA

Vamos aprender a planejar uma produção de alimentos ótima e diversificada, passando por conhecimentos básicos, científicos e tradicionais para que haja sinergia entre pessoas e natureza. 

O desenho inteligente das hortas privilegia a otimização da produção, facilidade de manejo (cuidados) e a distribuição da colheita ao longo do ano utilizando técnicas simples apoiadas em um modelo agroecológico que também valoriza o aspecto paisagístico dos espaços urbanos. 

Como objetivo deste módulo, vamos coletivamente dar início ao plano de manejo da nossa horta e também iniciar atividades práticas de construção de horta e compostagem.

Duração: 4 horas (Teórica – 2 horas, Prática  – 2 horas)

Quando: 09 de novembro de 2019, das 14h às 18h.

2 – SOLO ORGANISMO VIVO

Vamos entender a dinâmica do solo, recursos naturais e fertilidade sistêmica. Para uma horta saudável e produtiva é essencial que o solo seja compreendido em suas funções, como um organismo vivo capaz de abrigar muita vida e como consequência, produtivo. E vamos juntos construir canteiros policultivados e ainda vamos reaproveitar materiais neste processo.

Duração: 4 horas (Teórica – 2 horas, Prática  – 2 horas).

Quando: 23 de novembro de 2019, das 14h às 18h.

3 – CONSERVAÇÃO ECOLÓGICA DE AMBIENTES

Vamos observar as consequências do desmatamento, degradação do solo, erosão, impermeabilização excessiva e drenagem para entender as técnicas conservacionistas como uso da matéria orgânica, cobertura do solo e adubações verdes, reuso de água, e autogeração de energia durante a construção de um modelo eficiente de produção. 

Duração: 4 horas (Teórica – 2 horas, Prática  – 2 horas )

Quando: 30 de novembro de 2019, das 14h às 18h.

4 – COMO CULTIVAR

Um dia para abordar técnicas de manejo e cultivo como policulturas, consórcio, rotação de culturas, multi-extratos, agriculturas tradicionais, plantas companheiras e antagônicas, comunicação radicular e alelopatia. Vamos construir canteiros com ampla diversidade botânica considerando a interação entre as plantas companheiras e antagônicas. 

Duração: 4 horas (Teórica – 2 horas, Prática  – 2 horas)

Quando: 14 de dezembro de 2019, das 14h às 18h.

5 – MUDAS E SEMENTES

Para multiplicar a diversidade de plantas, vamos conhecer seus ciclos, as particularidades de cada cultura, fatores climáticos e de solo, sazonalidade e tipos de propagação, como produzir mudas e sementes de plantas com potencial alimentício e medicinal garantindo assim a autossuficiência em longo prazo das culturas além de preservar o patrimônio genético da biodiversidade. 

Através de produção agroecológica de mudas, vamos preparar uma grande quantidade de mudas para distribuição.

Duração: 4 horas (Teórica – 2 horas, Prática  2 horas)

Quando: 18 de janeiro de 2020, das 14h às 18h.

6 – JARDIM COMESTÍVEL E MANUTENÇÃO

Vamos aprender sobre paisagismo produtivo. Vamos entender os seguintes aspectos técnicos como estudo da paisagem, as estações com relação às espécies escolhidas, a bioclimática, macro e micro-ambientes, os estágios sucessão ecológica,  sazonalidade e a diversidade de plantas e cenários.  Com estes conhecimentos, podemos fazer a escolha da vegetação e tratos culturais, além de fazer preparar as técnicas de manutenção como irrigação, drenagem, iluminação, adubação e fertilidade do sistema.

Duração: 16 horas (Teoria – 8 horas; Prática – 8 horas)

Quando: 07, 14, 21 e 28 de março de 2020, das 14h às 18h.

MUTIRÕES ABERTOS

Nos dias 25 de janeiro e 15 de fevereiro de 2020, teremos os mutirões festivos, abertos à comunidade e com intenção de garantir a manutenção da horta e praticar a autogestão e troca de saberes. Vamos em coletividade resgatar hábitos saudáveis de partilha, uma celebração que vai muito além dos resultados práticos e demonstram o poder da união de forças com energia direcionada ao bem comum.

MINISTRANTE

Marcelo Silvério, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Ciências do Solo (UFPR), é agroecologista que há 15 anos vem trabalhando com cultivos de alimentos orgânicos e cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais, hortas urbanas orgânicas, paisagismo biodiverso. Também é coordenador técnico do Coletivo Colo da Terra (grupo de produtores de alimentos orgânicos da Rede Ecovida) e coordenador de técnico na iniciativa Agroecologia em Movimento.

PARTICIPE COM A GENTE

Durante todo o período que antecederá o início das obras no terreno, teremos ações, eventos e cursos abertos à toda comunidade.

Participe com a gente desta iniciativa! 

WEEFOR:

Rua Mato Grosso, n° 805 – Água Verde, Curitiba – PR

INSCRIÇÕES

MAIORES INFORMAÇÕES

[email protected]    

X